segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Nova bolsa moradia


A UFSCar criou uma nova bolsa moradia destinada aos alunos veteranos que já moram na universidade, propondo que saiam destes alojamentos e aluguem casas, através do auxílio de 300 reais mensais.

Teve quem chiou: “300 reais pra pagar aluguel, muitas vezes condomínio, água, luz, gás, transporte, internet? É muito pouco!”

Teve quem aprovou: “Tem república que sai bem barato!”

Teve quem se lamentou por não ter tido esta oportunidade: “Já é um grande avanço você não ser obrigado a morar no alojamento. Morei lá durante 5 anos e não sinto saudade.”

Teve quem cobrou outra postura: “Queremos mais moradias dentro da federal e não que a universidade se abstenha de responsabilidade nos colocando pra fora com uma quantia de dinheiro tão baixa!”

Pontos positivos, pontos negativos.

Qual a tua opinião?

16 comentários:

  1. Poxa eu acho que nao se isentando de ajudar e melhorar as moradias eh uma boa coisa.. os imoveis em sao carlos sao baratos em geral.. da ate pra arranjar um lugar massa com 300 reais.. minha kit custava 270 ! Mas sei la neh... se a facul ta fazendo isso pra deixar de priorizar moradias eu n acho certo nao

    Maria Rapha

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo que morando em república grande o dinheiro dê pra pagar a moradia. Mas acho que o seu caso, ao contrário do que vc diz Rapha, demonstra o quanto são caros os imóveis em são carlos e o quanto este dinheiro seria pouco para quem escolhesse morar em uma Kit, por exemplo.
    Pense bem: 270 reais para morar em UM cômodo com banheiro e pia de cozinha, apenas.
    Gastando 270 reais te sobram apenas 30 reais para gás, energia, água, internet... Num caso destes a bolsa seria totalmente inviável.
    Morando em república o dinheiro pode dar, mas o cara tbm fica bem alí, no limite.

    Valeu Rapha!

    ResponderExcluir
  3. UFSCar,
    cresceu né?
    está crescendo...
    maior investimento de algumas empresas privadas!
    ações afirmativas... expansão gradual do espaço físico de acordo com o plano de desenvolvimento da universidade!
    em um primeiro momento vou opinar como estudante sossegado! que sabe o que sabe...
    então:

    se a universidade está crescendo, e a área sul está abarrotada, com o risco de perder seus espaços de convivência, temos que pensar outras áreas.
    mas por que em cima do cerrado?
    existem alguns espaços da área norte até a área sul, entretanto já estão catalogados ao plano de desenvolvimento...
    vamos pensar em uma universidade maior ainda?
    que tal contornar o cerrado, com o mínimo de prejuízo, como foi feito no "matão" (USP - Sampa)!
    que tal um ônibus elétrico que passa ao lado da mata e vai pra outro espaço da UFSCar mesmo!
    teremos novos espaços para construir moradia... ou mobilizar alguns espaços da área sul ao lado da moradia para que se tornem moradias também!
    a discussão está em como pensar uma universidade que toma as proporções que a querida UFSCar tomou?
    vamos acabar com as áreas verdes por ser mais cômodo que pensar uma expansão mais elaborada!
    minimiza custos, mas vai na contra-mão do pensamento eco-social-sustentável-eleitoral!
    eu quero a Mangueira da sociais!!!
    a pracinha da letras!!!
    a sede de vivência do DCE!!!
    quero que a universidade seja livre e mais espaçosa pra caber mais brasileiros, terenas, yanomamis, argentinos, chilenos, mayorunas!!!
    o amor de dentro pra fora!!!
    muita coisa boa acontece dentro da universidade, estudamos, bebemos, muitas vezes fumamos um baseado... mas no futuro próximo e real, assumimos suas empresas, suas ongs, suas escolas, fazemos sua terapia como um amigo faria no passado... tratamos de você quando adoece!!! a gente não é doidão, simplesmente agradecemos por ter chegado em um local com menos preconceito, onde você conhece e escolhe as coisas por tê-las vivido e não porque alguém passou aquele receio/medinho pra você!
    queremos livres pra contar pra vocês que viver em predinhos apertadinhos como a moradia, aproxima as vidas e na maior parte das vezes constrói amizades de puro amor, sólidas!!!

    UFSCar, universidade mirabolante!

    Cristenis Dias Ribeiro, Ciências Sociais

    ResponderExcluir
  4. alguém tem o telefone do niemeyer, pra ele projetar pra gente??

    ResponderExcluir
  5. Também acho que o principal ponto são as áreas que existem dentro da própria federal e a forma como estão encarando o crescimento.
    Tem muito espaço para que construam mais alojamentos lá dentro. Acontece que pode não ser tão viável econômicamente quanto despejar os alunos pra fora...
    Outra coisa. Principalmente devido ao ENEM, tá vindo gente de toda parte estudar aqui. A universidade está com um número maior de alunos que necessitam de bolsa moradia. E aí está o erro de planejamento: abrem oportunidades sem que haja estrutura suficiente. O resultado são medidas reformistas como esta.

    ResponderExcluir
  6. Bom... eu morei 7 anos na UFSCar, e gastava uns R$ 250,00 contando aluguel e contas da casa, como luz, água e IPTU. Mas sem dúvidas o preços mudaram hoje em dia. Acho que poderia ser cobrado da Universidade um levantamento de valores de aluguéis, que estivessem dentro do valor dado. Sem dúvida seriam pouquíssimos imóveis, o que poderia (deveria) ser um ponto de partida pra exigir outras providências da Universidade.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Bianca. Gostei do seu blog! Serviu de um portal para pessoas que, assim como eu, não moram em São Carlos e querem conhecer mais o ambiente. Eu sou de outro estado do Brasil e estou tentando Ciências Sociais na UFSCAR. De antecedência, estou pesquisando sobre o curso, a faculdade em si, projetos na área, moradia, essas coisas. Vi que você cursa Ciências Sociais. E aí, tá gostando?
    Em relação a moradia, como é o interior das moradias da UFSCAR? É bem conservada? Os quartos são individuais ou não?
    Eu tenho tantas outras perguntas, mas vamos por parte! rs
    Por favor, se puder, me respondar o mais rápido possível.

    Abraços,
    Beatriz.

    ResponderExcluir
  8. Como em tudo na vida, termos de ser ponderados, e analisar bem a questão sob os vários ângulos e enfoques. Inicialmente, considerar que quando se diz "O governo deveria", muitas pessoas se esquecem de que esse ente somos nós, ou seja, é o NOSSO dinheiro que está sendo aplicado ali. Então, é fácil fazer propostas mirabolantes com o dinheiro dos outros, ou 'do governo', mas quando pensarmos que são os nossos impostos que subvencionam a UFSCAR e tudo o mais que o 'governo' faz, as propostas começam a ficar mais razoáveis e equilibradas.

    Sim, a UFSCAR assim como outras faculdades deveriam fornecer condições para um aluno manter-se com dignidade durante o curso. Não, nenhuma faculdade deve dar 'moleza', criando condições acima do que esse aluno irá conseguir no 'mercado' quando estiver empregado e ganhando 2 ou 3 salários minimos no inicio de sua carreira, tendo que 'se virar' sozinho, sob o risco de estar criando uma falsa ilusão, ou pior, de manter gente que não está interessada em estudar, mas apenas de morar e comer com o meu (e o seu) dinheiro.

    Parabéns pelo blog bonito e interessante !
    Paulo Rodrigues

    ResponderExcluir
  9. Olá Beatriz! Poxa, me desculpe por só estar te respondendo agora. Fiquei muito tempo sem aparecer por aqui... Mas vamos lá! Que bom que gostou do blog!
    Eu fiz 2 anos de ciências sociais na UFSCar, 2010 e 2011, quando desisti do curso. O motivo da minha desistência é muito pessoal, acho que não me enquandro no perfil que o curso exige. Não me vejo tendo uma vida acadêmica apenas, tenho muita vontade de interferir na realidade, de dar aulas, realizar projetos, modificar aquilo que está ao meu alcance.
    O curso de ciências sociais na UFSCar é totalmente voltado para a pesquisa. Nem tem licenciatura, como vc deve saber. Talvez por isso eu não tenha me sentido muito "em casa". Isso te impede de buscar outros caminhos? Não... Mas pra mim não rolou. Neste ano de 2012 eu vou começar pedagogia na USP, aqui em Ribeirão Preto, minha terra natal. E pq pedagogia? Justamente por me dar um leque de oportunidades no campo da prática! Por poder, essecialmente, interferir na realidade.
    Quanto a São Carlos, hei de sentir muita saudade. Adoro aquela cidade, aquelas pessoas, aquele clima!
    Torço pra que vc passe em sociais e goste do curso e da cidade! E se não gostar, tem um mundo inteiro de possibilidades!

    Abraço!

    Bianca

    ResponderExcluir
  10. Paulo, concordo contigo. Acho que devemos ser sensatos na hora de criticar.
    Na verdade apoio a iniciativa de pagar uma bolsa moradia, já que muitos alunos que moram na moradia da federal preferem esta alternativa.
    Eu não moro no alojamento e seria muito hipócrita da minha parte dizer que morar dentro da universidade é melhor do que pegar o auxílio em dinheiro. Por outro lado, justamente por morar fora da universidade, acho 300 reais pouco. Mas... Sei que tem muita gente que pegou os 300 contos e tá feliz da vida aí. Talvez eu tenha m esquecido que o dinheiro é apenas um "auxílio", né. Rs...

    Obrigada pela visita, pelo comentário e por achar meu blog bonito e interessante! Hahaha!

    Abraço,

    Bianca.

    ResponderExcluir
  11. Ah, esqueci de responder sobre a moradia, Beatriz!
    Existem os prédios novos e os antigos. Os novos são lindos! Muito arrumadinhos! Já os velhos são mais acabadinhos... Pintura feia, banheiros iguais aos de dentro da universidade, com vários chuveiros juntos, sabe? É como o que fotografei, aqui no post. Mas em nenhum dos prédios existem quartos individuais! Me parece que são 3 pessoas por quarto. O que eu já vi acontecer no início de ano é ter gente dormindo até no chão, de tão lotado! Mas isso acontece pq assim que os calouros chegam ainda tá meio incerto seus lugares fixos. A UFSCar tem moradias dentro e fora da universidade. Fora ela aluga casas e coloca os bolsistas. Então até que tudo isso se acerte, acaba ficando gente demais dentro da universidade. Mas uma coisa boa e que precisa ser dita é que na UFSCar não há limite de bolsas. Se vc comprovar sua renda, vc ganhará a bolsa. E talvez por isso mesmo seja um pouco dificil pra eles serem mais ágeis no início...

    Se tiver mais dúvidas pode me perguntar!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer então que basta comprovar renda para conseguir moradia na Ufscar?

      Excluir
  12. Sim! Pelo menos é o que todos dizem... E são muitos os que têm bolsa mesmo. E nunca vi alguém reclamar que não conseguiu....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, e obrigado pela resposta.É porque também estou esperando para ver se consigo uma bolsa moradia.

      Excluir
  13. Ah, boa sorte pra vc! Vai fazer que curso?

    ResponderExcluir