quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Escola?

2011 se foi e com ele muita coisa ficou pra trás em minha vida: as ciências sociais, São Carlos, a UFSCar, os companheiros... 2012 me trouxe de volta a Ribeirão Preto para cursar Pedagogia! Para tentar encontrar um caminho mais compatível comigo mesma.

Voltar pra cá implica um retorno a muitas outras coisas que ficaram aqui... E uma delas é o teatro! O teatro em que acredito.

Por uma dessas coincidências da vida, cheguei exatamente no momento em que procuravam uma atriz para uma peça cujo tema é educação. Conheci o texto e me apaixonei alí mesmo. Retrata a escola que me educou e que me fez detestá-la. A mesma que eu quero ajudar a transformar!

A minha decisão em fazer pedagogia veio justamente das minhas lembranças da escola. Quase todas ruins... E ensaiando a peça, nos lembramos de fatos absurdos.

Uma das atrizes nos contou que quando criança, apenas por questionar o motivo de não ter recebido uma folha, a professora lhe enfiou na boca papel higiênico molhado no alcool.

Outra era chamada pela professora de bujãozinho toda vez que caía. E tinha de aguentar coleguinhas zombando dela com o aval da professora...

Outra, ainda, era o próprio castigo para os outros alunos da classe. A professora dava o castigo a alguém dizendo: sente-se ao lado dela!

Eu mesma vi, na primeira série, a professora bater em um aluno deficiente.

Enfim! Que educação é esta? O que ela fez de nós? E o que nós podemos fazer por ela?


"Sabe como eu me lembro da escola?
Às vezes como uma coisa boa, às vezes como um lugar onde eu estava sempre angustiado."
Trecho da peça "A Aurora da minha vida", de Naum Alves de Souza.

4 comentários:

  1. Muita merda na peça! E que façamos pela educação o melhor que pudermos. Enquanto ainda houver força... nós não iremos desistir!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Ester! É isso mesmo, não podemos desistir de mudar toda esta violência!

    ResponderExcluir
  3. Orgulho! É a palavra que melhor define este momento, o qual li e refleti um pouco mais sobre o que nossos governantes pensam - e não pensam - sobre educação.
    Até quando sucatearemos nossas escolas? Não tenho dúvidas de que serás uma exímia professora! De novo? Orgulho!
    Beijos! Amo-te!

    ResponderExcluir
  4. Como a revista veja declarou recentemente, pra que ensinar filosofia e sociologia nas escolas, se estas são matérias que não servem para nada?! É assim que grande parte dos que estão no PODER - só isto já é uma violência - pensam: o povão não pode pensar! Devemos aliená-los bastante! E se é pra ser assim, pra que pagar salários ao menos justos aos professores? Pra que nos preocuparmos com a qualidade deles? Pra que olharmos pro que acontece dentro das escolas?
    Dentro desta perspectiva, tudo isso seria pura perda de tempo.
    E quanto a eu ser uma boa professora, você sabe que quero isso com todo coração! Espero que consiga! =)
    Beijos, meu bem!

    ResponderExcluir