terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O Mundo de Sofia


Em plena segunda-feira de carnaval, eu e meu amado Cleber resolvemos, além de dormir, lavar o carro e brincar com os cachorros, assistir "Ensaio sobre a cegueira".

Depois, conversando sobre o filme, o Cleber quis me contar o mito da caverna. Pegou o livro "O mundo de Sofia" e leu para mim a parte que explica o mito. Resultado? Nossa vontade foi devorar o livro inteiro!

Começamos, então, pelo primeiro capítulo. Para quem não conhece o livro, é o seguinte: Sofia, uma garota prestes a completar 15 anos, começa a receber cartas estranhas, questionando-a e fazendo-a pensar sobre, por exemplo, quem era ela, de onde veio o mundo, o que é a vida e o que há depois da morte.

Depois de lermos apenas o primeiro capítulo, já tivemos muito que comentar. Quem nunca se questionou sobre as mesmas coisas? Quem nunca se viu intimado a encontrar respostas para tais perguntas? Perguntas que os pais ou a escola tentam silenciar e a religião tenta resolver dizendo ser tudo obra de Deus. Mas como a própria Sofia se questiona, se foi Deus quem criou tudo, quem criou Deus? Ele não pode ter criado a si próprio.

Os mais intelectuais poderão dizer que o livro é apenas um romance. Mas eu confesso que até já comecei a vislumbrar futuras aulas lendo trechos dele aos meus futuros alunos! Afinal, tem uma linguagem fácil, uma escrita apaixonante e cumpre seu papel: desperta nosso olhar para tudo que achamos normal, evidente. Faz de nós um pouquinho filósofos...


"Na escola, Sofia tinha dificuldade de se concentrar no que o professor falava. De uma hora para outra, começou a achar que ele só falava de coisas que não eram importantes. Porque ele não falava sobre o que é um ser humano, ou então sobre o que é o mundo ou de onde ele tinha surgido?
Ela sentia uma coisa que nunca tinha sentido antes: na escola, e também por toda parte, as pessoas só se preocupavam com trivialidades. Mas havia questões maiores, mais graves, cujas respostas eram mais importantes do que as matérias normais da escola."
“ O Mundo de Sofia", Jostein Gaarder

2 comentários:

  1. Te recomendo "O Dia do Curinga", do mesmo autor.
    É tipo uma complementação do Mundo de Sofia, mas melhor ainda. *-*

    ResponderExcluir